Coronavírus

Apenas oito drogarias de Salvador têm autorização para realizar testes rápidos de Covid-19

Divulgação
Para realizar os testes, farmácias precisam de autorização da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/08/2020, às 17h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Apenas oito drogarias da capital baiana possuem autorização da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para realizar testes rápidos para detectar a Covid-19.

Dentre as farmácias autorizadas estão duas lojas da Pague Menos, nos bairros da Pituba e Barra; três da Drogasil, na Graça, Barra e avenida Professor Pinto de Aguiar; uma da Globo, na Graça; uma Extrafarma, na Pituba; e uma São Paulo, no Canela. 

Uma outra unidade da São Paulo, localizada no Jardim Apipema, fez a solicitação e aguarda o processo de autorização. 

A Visa faz continuamente fiscalizações em estabelecimentos que disponibilizam testes para detecção do novo coronavírus e o órgão chegou a suspender o serviço em cinco drogarias que não estavam autorizadas a realizar o procedimento.  

As lojas que receberam a autorização possuem sala para prestação de serviços farmacêuticos e contam com a presença de um profissional legalmente habilitado.    

Já os laboratórios, que fazem o exame RT-PRC (feito através de cotonetes que coletam secreção do nariz e garganta), devem estar autorizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). 

Nos laboratórios, a testagem pode acontecer no próprio estabelecimento, via sistema drive-thru (onde o paciente fica no carro) ou através da modalidade extramuro. Já nas drogarias, não é permitido realizar testes rápidos sob forma de drive-thru ou extramuro.  

A população pode denunciar casos de irregularidades através da Ouvidoria Geral do Município (OGM), pelo Fala Salvador 156, ou através do e-mail [email protected].

Matéria atualizada no dia 12/08 às 11h30 para inserir mais uma farmácia autorizada a realizar o teste

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp