Coronavírus

Resultado parcial da testagem de alunos da rede estadual em Ilhéus revela que 27% já tiveram Covid-19, diz Rui

Dinaldo Silva/Bnews
Governo anunciou testagem dos alunos, professores e funcionários de escolas da rede estadual de Jequié, Itabuna e Ilhéus no final de julho  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/Bnews

Publicado em 14/08/2020, às 18h37   Pedro Vilas Boas e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) comentou nesta sexta-feira (14) o resultado parcial do processo de testagem dos alunos, professores e funcionários de escolas da rede estadual de Jequié, Itabuna e Ilhéus anunciada no final de julho.

"A testagem continua. Estamos avaliando. Em Jequié e Itabuna está dando um patamar de 12% de alunos confirmados com coronavírus. Para nossa surpresa, Ilhéus está com 27% de confirmação dos alunos que já fizeram", informou.

O governador esteve no Parque de Exposições nesta tarde para realizar a entrega de equipamentos para dez consórcios públicos da agricultura. 

Rui avaliou os números como elevados, e disse que eles representam que a maioria dos discentes ou já tiveram covid-19, ou estão com a doença. A testagem na rede estadual teve início em junho, quando os testes foram realizados em Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca.

Para Rui, os resultados até o momento apontam que a doença atingiu a comunidade escolar - professores, funcionários e alunos. Ele destacou que os resultas de ilhéus são preliminares e que a testagem ainda está em andamento.

"Deu um percentual bastante alto em ilhéus, acima do que deu na época em Uruçuca, Itajuípe e Ipiaú; E acima do que está dando em Jequié e Itabuna - mais ou menos no patamar de 12% nessas cinco cidades. Ilhéus está um pouco acima", disse.

Rui voltou a afirmar que não há uma data definida para o retorno das aulas na rede estadual, e que e não há pressa para anúncio. A prioridade de sua equipe, de acordo com o gestor, é apressar, sim, o planejamento deste retorno – garantindo a segurança da retomada.

O decreto que proíbe aulas e eventos na Bahia foi prorrogado pelo governo do estado até o dia 30 de agosto. A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp