Coronavírus

Vilas-Boas confirma contato com a Rússia para "estudos" da vacina contra Covid-19: "Não é para aplicar na população"

Dinaldo Silva/BNews
Estado entraria na fase 3 da pesquisa, que inclui a vacinação controladas em humanos  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 17/08/2020, às 09h53   Nilson Marinho e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, comentou a aproximação do Governo do Estado com a Rússia, para a participação nos "estudos" da vacina contra a Covid-19. Autoridades da área de saúde têm advertido para o risco da autorização de vacinas ainda sem a testagem adequada.

Segundo Vilas-Boas, a intenção não é simplesmente "aplicar na população", mas sim ajudar na terceira fase da pesquisa, que inclui o teste em humanos de forma controlada.

"Nenhum momento estamos falando de receber a vacina para aplicar na popular. Conversas que estão sendo tratadas, tanto com a Rússia quanto com a China, são de estudos da fase 3, não para aplicar vacina na população. É para teste", declarou nesta segunda-feira (17), em visita à obra da Policlínica da Narandiba.

FESTAS E AGLOMERAÇÕES

As cenas de aglomerações nos "paredões" vistas no último fim de semana desagradaram o secretário, que já havia alertado para o risco de disseminação da doença em entrevista á Rede Bahia nesta manhã. 

Vilas-Boas explica que todo o planejamento de retomada das atividades não leva em conta o desrespeito às normais de distanciamento, no grau que estão sendo vistas. "Seguramente vai ultrapassar a capacidade de absorção do convívio e vai acabar aumentando o número de casos", prevê.

Assim como ocorre no momento em outros países, principalmente da Europa, onda há uma segunda onda de contaminação, o mesmo pode ser aguardado na Bahia. No entanto, caso parte da população insista em organizar e participar de festas e promover aglomerações, a segunda onda no estado virá "bem forte".

"Do jeito que estão essas festas irresponsáveis que estão aí, é bem provável que essa onda venha bem forte", adverte.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp