Coronavírus

CCR Metrô nega que não tenha cumprido com medidas de segurança durante pandemia

Divulgação
O MP-BA ajuizou um ação contra a empresa  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 05/09/2020, às 14h57   Redação Bnews



Após o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizar uma ação civil pública contra a CCR Metrô, a empresa afirmou, por meio de nota, que não deixou de cumprir com todas as medidas de segurança estabelecidas pelos decretos desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O órgão apontou na ação que a Vigilância Sanitária esteve nas estações e verificou a ausência de medidas de prevenção ao contágio da doença, como a instalação de dispenser com álcool gel a 70% ou ampliação do número de pias com sabonete líquido e suporte com papel toalha não reciclado para higienização das mãos dos usuários, além das marcações no piso, sinalizando a distância mínima de um metro nas catracas e nas plataformas de embarque.  

O MP informou que propôs à empresa a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que cumprisse com as regras estabelecidas no decreto estadual, mas que a CCR  não teria manifestado interesse. 

“A CCR Metrô Bahia esclarece que o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas vem cumprindo rigorosamente as Leis e Decretos municipais e estaduais que tratam das regras de conduta relacionadas à Covid-19 (...) Em cumprimento ao instrumento legal, a concessionária disponibiliza  água corrente e sabonete líquido para lavagem de mãos nos banheiros públicos existentes  em todas as estações de metrô e terminais de ônibus administrados pela concessionária”, informou. 

Ainda segundo a empresa, em março, quando foram decretadas as primeiras medidas contra o avanço do vírus na cidade e no estado, a CCR começou a desenvolver campanhas de conscientização utilizando recursos sonoros em trens, estações e terminais para evitar que os usuários do sistema modal se aglomerassem. Também, diz outro trecho da nota, foi reforçado a higiene de todas as estações.

“Em maio, a concessionária também passou a fiscalizar o uso das máscaras que, de acordo com a Lei Estadual  14.261, de 29 de abril de 2020, é obrigatório. A CCR Metrô Bahia ressalta que trabalha para a manutenção dos seus serviços a fim de garantir transporte público de qualidade e com segurança para quem necessita se deslocar durante a pandemia. Todas as ações estão em sintonia com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, secretarias estaduais de saúde,  e Programa de Prevenção e Controle do Coronavírus do Grupo CCR para o enfrentamento à Covid-19”, completa a CCR.

Confira nota na íntegra

A CCR Metrô Bahia esclarece que o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas vem cumprindo rigorosamente as Leis e Decretos municipais e estaduais que tratam das regras de conduta relacionadas à Covid-19.  No contexto de higienização de mãos, o Decreto Estadual 19.636 de 14 de abril de 2020, prevê a disponibilização de sabonete líquido ou álcool gel 70%. Em cumprimento ao instrumento legal, a concessionária disponibiliza  água corrente e sabonete líquido para lavagem de mãos nos banheiros públicos existentes  em todas as estações de metrô e terminais de ônibus administrados pela concessionária. Adicionalmente, desde março, a empresa vem desenvolvendo campanhas de conscientização de combate ao coronavírus utilizando recursos como avisos sonoros em trens, estações e terminais sobre a necessidade de evitar aglomeração com reforço feito pelos Agentes de Atendimento e Segurança, banners, TV Trem, Mub Digital, adesivos de distância segura no chão, intensificação de limpeza de trens e áreas comuns como corrimãos de escadas rolantes e fixas, linhas de bloqueios, bilheterias e máquinas de autoatendimento, entre outros. Em maio, a concessionária também passou a fiscalizar o uso das máscaras que, de acordo com a Lei Estadual  14.261, de 29 de abril de 2020, é obrigatório. 
A CCR Metrô Bahia ressalta que trabalha para a manutenção dos seus serviços a fim de garantir transporte público de qualidade e com segurança para quem necessita se deslocar durante a pandemia. Todas as ações estão em sintonia com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, secretarias estaduais de saúde,  e Programa de Prevenção e Controle do Coronavírus do Grupo CCR para o enfrentamento à Covid-19.
A CCR Metrô Bahia monitora continuamente a evolução do cenário a fim de adotar e implantar novas medidas que prezem pela qualidade do serviço, pela saúde e proteção de clientes e colaboradores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp