Coronavírus

Rui Costa anuncia reversão de leitos de coronavírus para tratar outras enfermidades

Reprodução/Youtube
Por conta da pandemia, alguns hospitais da capital estavam atendendo exclusivamente pacientes com covid-19   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 15/09/2020, às 12h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa anunciou no início da tarde desta terça-feira (15), durante o Papo Correria, novos leitos em Salvador para tratamento de diversas enfermidades. Por conta da pandemia, alguns hospitais da capital estavam atendendo exclusivamente pacientes com covid-19.  

"Entramos numa fase de desaceleração. Ao longo desses meses fizemos esforços gigantescos para atender paciente de covid e tivermos que reverter leitos de outras doenças para covid, e isso aumentou a fila de quem tinha outras doenças. O [hospital] Ernesto Simões Filho que foi transformado integralmente pata atender covid, a partir dessa semana deixara de atender e será regulado para  pacientes com outras doenças, serão 50 leito de UTI e 200 clínicos com emergência 100% regulada”, disse o governador.

Ainda durante a live foi anunciado que o Hospital Santa Clara vai ter os leitos de UTI desativados e funcionará apenas como unidade de retaguarda. O hospital montado no Riverside Hotel vai ser desativado e será iniciado uma reforma para reabrir no início próximo ano como hospital de cuidados prolongados. O Pronto Atendimento para profissionais da área da saúde no Rio Vermelho também será desativado. No Couto Maia, 10 leitos de UTI serão devolvidos para que a unidade possa tratar de outras doenças. Já no hospital de campanha da Fonte Nova, os leitos de UTI serão reduzidos de 80 pra 50, e enfermaria de 100 para 30.

Segundo o governador, em cidade do interior não haverá subtração de leitos de UTI neste primeiro momento.

Leitos na capital e Estado

Na manhã desta terça-feira (15) foram contabilizados apenas três casos  de pacientes que foram encaminhados para UTI em Salvador, de acordo com informações da Secretaria de Saúde do Município. A capital baiana está com 264 pessoas nos leitos de UTI para  tratamenhto de Covid-19, quatro a menos do que ontem que tinha 268. Já na última terça (8), haviam 263 pacientes. 

Segundo dados da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em todo Estado, nas últimas 24 horas foram registrados 718 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 777 curados (+0,3%).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp