Coronavírus

Segurança da vacina de Oxford e AstraZeneca preocupa especialistas

Agência Brasil
Neste fim de semana, a empresa revelou novos detalhes de seus testes. A farmacêutica, porém, divulgou poucos dados sobre duas participantes que ficaram gravemente doentes após receberem a vacina experimental  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 20/09/2020, às 09h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Especialistas ouvidos pelo New York Times manifestaram preocupação com os testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

Neste fim de semana, a empresa revelou novos detalhes de seus testes. A farmacêutica, porém, divulgou poucos dados sobre duas participantes que ficaram gravemente doentes após receberem a vacina experimental. A primeira participante recebeu uma dose da vacina antes de desenvolver uma inflamação na medula espinhal, conhecida como mielite transversa.

A condição pode causar fraqueza nos braços e pernas, paralisia, dor e problemas intestinais e de bexiga. O caso levou à suspensão dos testes até que especialistas independentes fizessem uma revisão de segurança. Mais tarde, uma porta-voz da empresa afirmou que o caso da voluntária não estava relacionado ao imunizante, e o teste, então, foi retomado.

Sob condição de anonimato, uma pessoa envolvida nos testes disse ao The Times que a doença de uma segunda participante também apresentou a mesma doença: mielite transversa. A condição é rara e os especialistas ouvidos pelo New York Times dizem que encontrar pelo menos um caso entre milhares de participantes da pesquisa acende um alerta vermelho.

Múltiplos casos confirmados, disseram, seriam suficientes para interromper de vez os testes da vacina. “Se houver dois casos, então isso começa a parecer um padrão perigoso”, disse Mark Slifka, especialista em vacinas da Oregon Health and Science University. “Se um terceiro caso de doença neurológica surgir no grupo, então pode ser o fim dessa vacina.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp