Coronavírus

Empresa descumpre decreto e realiza sessão de fotos com formandos aglomerados no Centro Histórico de Salvador

Reprodução/Instagram
Ação pode levar a notificação pela prefeitura, afirma titular da Sedur  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 30/09/2020, às 17h17   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Infringindo o decreto municipal sobre restrições durante a pandemia da Covid-19 em Salvador, a empresa 3º Grau Formaturas realizou, no último final de semana, uma sessão de fotos com formandos aglomerados e sem máscara. A ação irregular aconteceu no Pelourinho, ponto tradicionalmente usado para esse tipo de ensaio fotográfico.

Registros da sessão de fotografias foram publicados nas redes sociais. Os estudantes, conforme apuração do BNews, são de uma turma do curso de medicina da Unime. Uma postagem no Instagram mostra os formandos todos juntos, descumprindo o distanciamento social, e sem utilizar o equipamento de proteção individual, em frente à Catedral Basílica.

"É lamentável. Estudantes, formandos... Sendo de medicina, pior ainda. É uma irresponsabilidade, não só dos formandos, mas de quem organizou esse evento. Não pode você colocar as pessoas sem utilizar a máscara", declarou à reportagem o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo do município, Sérgio Guanabara, ao ver a foto.

O titular da Sedur reforçou que eventos com até cem pessoas estão liberados na capital baiana, mas sob a condição de não haver aglomeração e dos envolvidos estarem usando o equipamento de proteção. A sessão de fotos não foi flagrada pela prefeitura. Segundo Guanabara, no entanto, a empresa não está livre de ser notificada pela secretaria.

Em contato com a reportagem, o sócio da 3º Grau Pedro Hermes alegou que as "fotos oficiais", na sessão, foram feitas com máscara. O empresário enviou as fotografias com os formandos utilizando o equipamento. A Unime informou que "não possui conhecimento e participação na organização dos ensaios fotográficos dos alunos".


Na esquerda, "foto oficial" em que formandos estão com máscara. Na direita, print mostra o grupo sem o equipamento de proteção

"A Unime ressalta, ainda, que orienta os alunos para evitarem aglomerações e que utilizem máscaras, respeitando as medidas de segurança contra a covid-19 e cumprindo rigorosamente todos os decretos estabelecidos pelas autoridades de saúde, Municipal e Estadual", acrecenta a instituição de ensino, em nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp