Coronavírus

Mais de 1/4 dos adultos em São Paulo tem anticorpos para Covid-19

Divulgação/Sesab
Estudo da USP aponta que cidade já teve mais de 2 milhões de infectados  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sesab

Publicado em 22/10/2020, às 13h45   Redação BNews




Um estudo apontou que mais de 1/4 dos adultos na cidade de São Paulo - 26,2% - já tem anticorpos para a Covid-19. Isso significa que ao menos 2,2 milhões de pessoas já foram contaminadas com o coronavírus Sars-CoV-2 na capital paulista.

Conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Grupo Fleury, em conjunto com o Ibope, está na quarta fase de análise e confirma a tendência já observada, de que o vírus segue se disseminando, mas afeta mais os pobres, negros e com baixo grau de escolaridade. As informações são do Estadão.

De acordo com dados da Prefeitura, a maior cidade do Brasil já registrou 352.953 casos e 13.358 mortes. O monitoramento oficial do município, que considera crianças e adultos, indica que somente 13,6% das pessoas foram infectadas. 

Fernando Reich, biólogo e colunista do Estadão, explica que é importante observar que a queda no número de casos e mortes podem não ser necessariamente resultado de um cuidado, mas sim pelo fato de Sâo Paulo estár próxima da imunização de rebanho.

“A grande questão que temos no momento é tentar entender a queda que estamos vendo na cidade no números de novos casos e de mortes. O que todo mundo se pergunta é: será que isso se dá porque as medidas de prevenção estão muito boas, todo mundo está se cuidando, usando máscara, mantendo o distanciamento ou se pelo fato de já ter passado de 20%, 30% a soroprevalência, o vírus começa a ter mais dificuldade de circular. Provavelmente é uma mistura dessas duas coisas”, reflete.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp