Coronavírus

Protestos contra lockdown acabam em confronto em Barcelona

Reprodução Betevé
Os incidentes ocorreram durante ato que reuniu centenas de pessoas na capital catalã  |   Bnews - Divulgação Reprodução Betevé

Publicado em 31/10/2020, às 09h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Manifestantes e policiais entraram em confronto em Barcelona por causa de atos contra as restrições de atividades para conter a covid-19 nesta sexta-feira (30) à noite. Os incidentes ocorreram durante um protesto que reuniu centenas de pessoas no centro da capital catalã.

A prefeitura decretou toque de recolher a partir das 22h e a adoção de um confinamento perimetral, que impede a saída do cidade durante o fim de semana. Os manifestantes jogaram vários objetos, incluindo cercas de proteção e queimaram contêineres. As forças de segurança prenderam duas pessoas.

Mais de 35 mil pessoas morreram e mais de 1,1 milhão foram infectadas pelo coronavírus na Espanha. O país adotou confinamento estrito no primeiro semestre, e relaxou as medidas de restrição com o tempo, o que provocou a segunda onda que atinge o país.

No país, cinco regiões - incluindo Madri - ordenaram esta semana o fechamento perimetral do território— não se pode nem entrar, nem sair — e os deputados aprovaram a prorrogação do estado de alarme por seis meses. A Catalunha é uma das regiões a adotar as medidas mais rígidas.

Desde meados de outubro, bares e restaurantes foram fechados. Os catalães também não podem deixar os seus municípios de residência durante o fim de semana. A polícia regional efetuou controles esta sexta-feira nas entradas de Barcelona para fazer cumprir esta medida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp