Coronavírus

Rui Costa sugere que Anvisa libere vacinas aprovadas por reguladoras internacionais

Vagner Souza/ Bnews
Bnews - Divulgação Vagner Souza/ Bnews

Publicado em 09/12/2020, às 10h44   Raul Aguilar e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do estado da Bahia não quer depender da aprovação das vacinas por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para colocar o plano de imunização em prática. Em reunião com o ministro Eduardo Pazuello, nesta terça-feira (8), o governador Rui Costa (PT) sugeriu ao chefe do Ministério da Saúde que a agência brasileira autorize os imunizantes aprovados por reguladores internacionais. 

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (9), durante inauguração de uma Unidade Básica de Saúde, em Candeias, Rui também informou que solicitou ao ministro que sejam feitas reuniões semanais para que os governadores possam estar a par dos procedimentos adotados durante a elaboração das fases de vacinação no país.

Caso algum órgão internacional aprove as vacinas antes da Anvisa, o governador garantiu que, se necessário, entrará com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir as doses.

“Mesmo que seja de forma virtual para que a gente mantenha o alimento e a transparência das informações. O que dissemos ontem, e que reiterar aqui, de forma pública, é que na Bahia, no nosso entender, qualquer das vacinas existentes, assim que ela for aprovada e regulamentada, por qualquer órgão de expressão mundial, como o  americano ou órgão regulador europeu, a Anvisa não precisa mais repetir protocolos e poderia aderir essa aprovação, então, a nossa atuação vai depender da atuação das agências internacionais”, disse. 

A Bahia tem um acordo firmado de cooperação com o fundo Soberano da Rússia (RDIF) para o fornecimento de até 50 milhões de doses da Sputnik V. O acordo permitirá que o governo, por meio da Bahiafarma, comercialize a vacina em território brasileiro. O imunizante demonstrou 92% de eficácia e está na fase final de testes. O Ministério ainda não sinalizou de interesse pelo o imunizante.

Leia também:

Governadores se queixam de 'arrogância' de Doria em reunião sobre vacina contra Covid

Salvador já tem plano de vacinação contra Covid-19; Prates recebe "carta branca" para compras

Cancelamento do Festival da Virada foi uma decisão “acertada”, diz Isaac Edington

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp