Coronavírus

Governadores vão pedir à Anvisa que libere vacinas autorizadas por agências internacionais

Governo de São Paulo
Bnews - Divulgação Governo de São Paulo

Publicado em 10/12/2020, às 10h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os governadores devem protocolar nesta quinta-feira (10) um pedido para que a Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa) libere vacinas já autorizadas pela agência reguladora dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA). A informação foi confirmada pelo presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do tema da vacina no Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias (PT), à rádio Jovem Pan.

“Ainda hoje vamos protocolar na Anvisa um pedido para que a Anvisa, com base na Lei 14.006/2020, reconheça a FDA como agência reguladora, sendo aceitável as suas decisões para o Brasil. Como a FDA reconheceu a vacina da Pfizer, pode a Anvisa validar essa vacina no Brasil”, afirma Dias à rede de rádios.

A lei 14.006, aprovada em 28 de maio deste ano, estabelece que a Anvisa tem o prazo de 72 horas para autorizar a importação e distribuição de quaisquer medicamentos, equipamentos e insumos da área de saúde registrados por autoridade sanitária estrangeira e autorizados à distribuição comercial em seus respectivos países.

Em entrevista nesta quarta-feira (10), o governador Rui Costa (PT), informou que sugeriu ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante reunião com governadores de todo o país, a regularização dos imunizantes já aprovados pela FDA e pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

Caso algum órgão internacional aprove as vacinas antes da Anvisa, o governador garantiu que, se necessário, entrará com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir as doses.

Leia também:

Governador Rui Costa diz que plano de vacinação do estado está pronto

Rui Costa autoriza compra de 19,8 milhões de seringas para aplicação da vacina contra a Covid-19 na Bahia

Governadores se queixam de 'arrogância' de Doria em reunião sobre vacina contra Covid

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp