Coronavírus

Taxas de mortalidade e letalidade da Covid-19 da Bahia são as menores do país e do Nordeste, diz secretário

Arquivo/BNews
Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 14/12/2020, às 08h15   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Embora o estado tenha enfrentado uma alta dos novos casos da Covid-19 nas últimas quatro semanas, a taxa de mortalidade e letalidade da Bahia são menores se comparadas a outros estados do Brasil e a região Nordeste, respectivamente.

Em entrevista na manhã desta segunda-feira (14) à TV Bahia, o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que, mesmo com grande demanda por leitos, os pacientes estão recebendo os atendimentos necessários, o que justifica as baixas taxas.

A taxa de mortalidade é calculada com base na relação entre o número de mortos e o número de habitantes do estado, já a de letalidade é a relação entre número de mortes e as pessoas que apresentam a doença ativa. 

"Nós estamos conseguindo atender todas as regiões, não estamos deixando ninguém para trás sem atendimento, mesmo aquelas pessoas que estão nas UPAs aguardando vagas de UTI estão recebendo os atendimentos necessários e isso se reflete na nossa taxa de mortalidade e letalidade", explicou o secretário.

Villas-Boas afirmou também que, nesta semana, serão abertos 170 novos leitos clínicos e de UTI. Serão 20 no Hospital Couto Maia, 10 em Juazeiro, 10 em Vitória da Conquista, 10 em Porto Seguro, e 80 no Hospital Espanhol. 

"Ao longo da semana, à medida que pequenos ajustes serem feitos nas redes oxigênio, gases medicinais e ar condicionado, nós vamos completando a taxa de ocupação do Hospital Espanhol, que será o grande pulmão da capital, a prefeitura também está imbuída de abrir novos leitos", completou o gestor. 

Casos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.196 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.006 recuperados (+0,5%). Dos 444.661 casos confirmados desde o início da pandemia, 424.473 já são considerados recuperados,11.578 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico deste domingo (13) contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas.

 Leia também:

Com Covid-19, Herzem Gusmão pede orações para ele e a esposa

STF dá prazo de 48 horas para Saúde informar data de início e término da vacinação contra a Covid-19

Dentista testa positivo para coronavírus por duas vezes no intervalo de cinco meses em Salvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp