Coronavírus

Bahia poderá adquirir vacina russa a partir de janeiro de 2021

Divulgação
"Havendo autorização da Anvisa, poderemos adquirir para a Bahia", diz secretário  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/12/2020, às 16h49   Henrique Brinco



O Governo da Bahia poderá adquirir as primeiras doses da vacina russa Sputnik V a partir do dia 5 de janeiro de 2021, data marcada para o início da produção em escala industrial no Brasil. Isso, claro, se houver autorização da Anvisa. Nesta quarta-feira (16), o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas anunciou nas redes sociais que se reuniu com representantes do laboratório brasileiro que vai produzir o imunizante.

"Estive reunido aqui em Brasília com a Presidência da União Quimica Farmacêutica, fabricante da vacina Sputnik V no país. A previsão do início da produção é 5 janeiro 2021. Havendo autorização da Anvisa, poderemos adquirir para a Bahia, conforme compromisso do governador Rui Costa", escreveu, nas redes sociais.

Na última segunda-feira (14), o governador Rui Costa (PT) informou nas redes sociais que o Instituto Couto Maia está em contato com o comitê da Sputnik V e já informou que tem interesse em participar dos testes.

Em 11 de agosto, a vacina Sputnik V desenvolvida pelo Instituto Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia de Gamaleya foi registrada pelo Ministério da Saúde da Rússia e se tornou a primeira vacina registrada do mundo contra Covid-19, com base em uma plataforma de adenovírus humano. O governo russo já recebeu pedidos de 1 bilhão de doses da vacina.

Leia também:
Elmar Nascimento apresenta melhora, mas médicos decidem mantê-lo internado
Prefeitura de Ilhéus suspende funcionamento de cinema, teatro e feiras até a próxima segunda

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp