Coronavírus

Pandemia: Relembre as autoridades que testaram positivo para a Covid-19

Agência Brasil
Com diagnóstico do vice-presidente, sobe número de integrantes do 1º escalão que já tiveram a doença, entre eles Bolsonaro, 13 ministros do Executivo e presidentes de Legislativo e Judiciário  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 28/12/2020, às 09h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, anunciou, neste domingo (27), que foi diagnosticado com Covid-19 e ficará em isolamento no Palácio do Jaburu, residência oficial em Brasília. O diagnóstico dele amplia ainda mais o número de autoridades brasileiras do primeiro escalão que já tiveram a doença .

No Executivo, o presidente Jair Bolsonaro foi diagnosticado em julho e, além dele e de Mourão, ao menos 13 dos 23 ministros tiveram Covid-19, entre eles Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Eduardo Pazuello (Saúde) e Onyx Lorenzoni (Cidadania).

Nenhuma das autoridades desenvolveu uma forma grave da doença, que neste ano já matou mais de 190 mil pessoas e infectou quase 7,5 milhões no país. A doença se espalhou também por outros poderes.

No Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, foi infectado em setembro, com diagnóstico positivo associado à posse dele no comando da Corte, já que outras dez autoridades tiveram Covid-19 após comparecerem ao evento, como as ministras Cármen Lúcia (STF) e Maria Cristina Peduzzi (presidente do Tribunal Superior do Trabalho).

No Legislativo, os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que também compareceu à posse de Fux, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, também receberam diagnóstico positivo.

Senador e prefeitos mortos por Covid-19
Até agora, um congressista morreu em decorrência da doença: Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos, em outubro. Ele era aliado de Bolsonaro e negava a gravidade da pandemia. Ao menos 22 prefeitos brasileiros morreram de Covid-19, quatro deles em uma única semana de dezembro.

Ao menos cinco ex-deputados federais também morreram em decorrência do novo coronavírus: Cadoca (MDB-PE), José Mentor (PT-SP), Irani Barbosa (PSD-MG), Gerson Peres (PP-PA) e Caio Narcio (PSDB-SP).

Dois líderes mundiais mortos
Ao longo de 2020, a pandemia do novo coronavírus também autoridades do primeiro escalão de outros países. Dois líderes mundiais morreram em decorrência da doença: Ambrose Dlamini, primeiro-ministro da Suazilândia (ou Essuatíni), e Pierre Nkurunziza, presidente do Burundi.

Outro fato é que pelo menos seis ex-presidentes morreram por causa da doença: Valéry Giscard d'Estaing (França), Pranab Mukherjee (Índia), Jacques Joaquim Yhombi-Opango (República Democrática do Congo), Pierre Buyoya (Burundi), Jerry Rawlings (Gana) e Flavio Cotti (Suíça).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp