Coronavírus

Secretaria investiga causa do aumento de internações de crianças por Covid-19, diz Prates

Vagner Souza/BNews
Secretário afirmou, contudo, que inicialmente um dos fatores que contribuíram para o aumento de crianças infectadas foi a época de fim de ano, que dificulta o distanciamento  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 28/12/2020, às 13h36   Henrique Brinco e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde do Município de Salvador, Léo Prates (PDT), afirmou nesta segunda-feira (28), após ter sido anunciada a sua permanência na pasta pelo prefeito eleito Bruno Reis, que a SMS investiga o aumento na internação de crianças com suspeitas de Covid-19 nos últimos dias.

A capital baiana amanheceu nesta segunda-feira com dez crianças com sintomas da doença aguardando a regulação em Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) ou gripários, sendo que duas delas precisavam de leitos de terapia intensiva (UTI).

Inicialmente, diz Prates, a principal hipótese é a de que o contágio aumentou principalmente em virtude da época de fim de ano, quando as crianças podem eventualmente ter mais contato com outros familiares. "Crianças não são seres isolados, muito pelo contrário. Há uma dificuldade, inclusive, de impor distanciamento social, a depender da faixa etária elas não compreendem", reconhece.

No entanto, a pasta vai seguir com a investigação sobre outras possíveis "explicações epidemiológicas" que possam contribuir para o aumento do número de crianças com quadros de síndrome respiratória.

VACINA

O titular da SMS reiterou a disposição do prefeito ACM Neto de formar um "consórcio de município" para liderar a busca pelas vacinas contra o novo coronavírus. O secretário afirmou que, por meio desse consórcio, a Prefeitura pretende adquirir 6 milhões de doses do imunizante comercializado pela Moderna, e ressaltou que o Governo da Bahia tem avançado nas tratativas para comprar a vacina russa Sputnik V.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp