Coronavírus

Fiocruz deve pedir à Anvisa uso emergencial da vacina de Oxford até quarta

Divulgação
O Brasil ainda não tem nenhuma vacina aprovada seja para uso emergencial ou em registro definitivo  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/01/2021, às 18h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Fiocruz deve fazer o pedido à Anvisa de uso emergencial da vacina de Oxford contra a covid-19 até a próxima quarta-feira (6).

Em entrevista à CNN Brasil, o vice-presidente de produção e inovação em Saúde da fundação, Marco Krieger, afirmou que a ideia é usar dados já consolidados pelos países que já aprovaram o uso do imunizante contra o coronavírus.

“Podemos adicionalmente pedir o uso emergencial, mas a ideia é ter a autorização permanente o quanto antes”, afirmou.

“Toda a documentação dos estudos clínicos já foram enviados à Anvisa. Quase toda a documentação também que inclui os principais pontos de certificações da produção e dados de controle de qualidade. Agora faltam apenas os últimos dados de fabricação e isto finaliza a submissão", completou.

O Brasil ainda não tem nenhuma vacina aprovada seja para uso emergencial ou em registro definitivo.

“O papel da Anvisa é ofertar ao serviço público e ao privado vacinas de qualidade. Não fazemos parte do processo de aquisição. Da parte regulatória, falta as empresas trazerem os dados para a avaliação da Anvisa. Temos regras semelhantes às do mundo. Não há aqui empecilho para avaliação de uso emergencial ou registro”, afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo  diretora de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Meiruze Sousa Freitas.

De acordo com a agência, a partir do pedido de uso emergencial, a liberação das vacinas pode acontecer em até menos de dez dias pois a avaliação dos fabricantes já vem sendo feita pela equipe técnica do órgão regulador. Pelas regras brasileiras, o uso emergencial pode ser solicitado apenas para vacinas que estão sendo testadas aqui (Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca, Coronavac e Johnson e Johnson).

Matéria relacionada

Vacinas contra covid-19 já foram aplicadas em 36 países; Brasil ainda aguarda pedido

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp