Coronavírus

Prefeitura de Salvador estima imunizar 600 mil em quatro fases iniciais da vacinação

Agência Brasil
Trabalhadores da saúde e idosos acima de 74 anos serão os primeiros a se vacinar, no plano municipal  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 06/01/2021, às 14h46   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) estima vacinar pelo menos 600 mil pessoas em quatro fases iniciais da imunização contra o novo coronavírus. Para isso, a capital baiana já tem a logística "toda pronta", de acordo com o secretário Leo Prates.

A primeira etapa prioritária da vacinação no município, revelou o titular da Saúde em entrevista à Record TV Itapoan, nesta quarta-feira (6), será para trabalhadores da saúde e idosos acima de 74 anos. Na sequência, viriam idosos acima de 60 anos. As duas fases iniciais, somadas, totalizariam cerca de 380 mil pessoas.

"E aí, nós viríamos, profissionais de educação, profissionais de segurança pública... Resumindo as quatro fases prioritárias, nós chegaríamos a cerca de 600 mil pessoas. Esse é o público prioritário, [incluindo] pessoas com comorbidades", detalhou o secretário.

Para que o plano de imunização municipal seja colocado em prática, porém, ainda falta o principal: a vacina. Até agora, o governo federal não possui acordo com fabricantes para compra de doses e nenhum imunizante teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo levantamento publicado pelo site Poder360, até domingo (3), pelo menos 51 países já haviam iniciado a vacinação contra a Covid-19. Desses, mais de 20 já ultrapassaram a marca de dez mil doses aplicadas.

De acordo com Leo Prates, a prefeitura de Salvador tem conversas com a farmacêutica americana Johnson e pretende abrir negociações com a Índia. "Nós estamos dialogando com todos os fornecedores da vacina. A orientação é não ter preconceito", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp