Coronavírus

Plano municipal de imunização contra covid-19 será apresentado na próxima semana

BNews
A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Saúde, Leo Prates, na manhã desta sexta-feira (8)   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 08/01/2021, às 10h12   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Será apresentado na próxima semana, o Plano Municipal de Imunização contra Covid-19 em Salvador. A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Saúde, Leo Prates, na manhã desta sexta-feira (8), em entrevista ao apresentador José Eduardo, na rádio Metrópole FM.

Segundo Prates, a apresentação será feita pelo prefeito Bruno Reis à imprensa e toda população. O plano inclui um cronograma de vacinação e detalhamentos das quatro etapas prioritárias, sendo as duas primeiras voltadas para idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Em entrevista, o secretário garante que Salvador está com estrutura pronta para iniciar a vacinação. "Nós estamos preparadíssimos para vacina. Temos 600 mil seringas e agulhas, quatro ultrafreezers para àquelas vacinas que precisarem de uma temperatura mais agressiva e 43 salas de vacinação",  detalha.

Além disso, Prates revela que serão instalados  drive-thru  para vacinação em diversos pontos da cidade. "Teremos nove  drive-thru e convocação de profissionais para vacinação, que iremos divulgar na semana que vem". A intenção, segundo o secretário, é fazer a imunização dos grupos prioritários em menor tempo possível.

Ele ainda esclarece que não será exigida testagem para aplicação da vacina às pessoas dos grupos prioritários. Sobre imunização geral, o secretário afirma que a questão só será efetivamente debatida após cumprimento das quatro etapas inicias. "Acho que devemos vacinar as pessoas prioritárias primeiro, com maior risco, e depois disso pensar em imunizar o restante da população".

"Eu não acredito que essa vacinação vai ser uma coisa muito rápida, devido à logística do Brasil, e não acho que será uma vacinação contínua. Acho que vai percorrer esse ano para chegarmos ao que nós desejamos, que é vacinar a cidade de Salvador", destaca.

Por fim, Prates elogiou o Instituto Butantan pelo desenvolvimento da Coronavac, que teve eficácia comprovada contra covid. "A gente viu com muito entusiasmo e alegria os dados do Instituto Butantan, e quero destacar a importância do nosso patrimônio que é o Sistema Único de Saúde (SUS)".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp