Coronavírus

Indonésia anuncia eficácia de 65,3% da CoronaVac e aprova uso emergencial da vacina

GOVESP
O país já recebeu 3 milhões de doses  |   Bnews - Divulgação GOVESP

Publicado em 11/01/2021, às 08h58   Redação BNews



A Indonésia aprovou nesta segunda-feira (11) o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra covid-19. A Agência de Alimentos e Medicamentos, equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, informou que, por lá, o imunizante apresentou 65,3% de eficácia com base em resultados preliminares de testes em estágio avançado. O país já recebeu 3 milhões de doses. 

Os resultados, de acordo com a Agência da Indonésia, atendem aos requisitos da Organização Mundial da Saúde (OMS) que estabelece o mínimo de 50% de eficácia. 

No Brasil, a vacina, que é desenvolvida com a ajuda do Instituto Butantan, apresentou uma taxa de eficácia de 78%. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 7. A Anvisa pediu mais dados sobre a Coronavac para dar continuidade à análise do uso emergencial da vacina. A expectativa do governo federal é que o plano de imunização seja colocado em prática em meados de fevereiro. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), cobrou "senso de urgência" à agência reguladora. 

"É preciso senso de urgência da Anvisa para liberação da vacina do Butantan. Ritos da ciência devem ser respeitados, mas devemos lembrar que o Brasil perde cerca de mil vidas/dia para a Covid-19. Com a liberação da Anvisa, milhões de vacinas que já estão prontas poderão salvar vidas", afirmou Doria.

Matérias relacionadas:

Secretário de Saúde reafirma previsão de vacinação na Bahia e cobra celeridade da Anvisa para liberação das vacinas

Bahia registra 1.649 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Japão encontra variante do coronavírus em pessoas que estiveram no Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp