Coronavírus

Consórcio Nordeste pede criação de Observatório para monitorar mutação do coronavírus

Reprodução/Internet
Proposta é permitir tomada de decisões, a fim de evitar que coronavírus amplie a capacidade de contágio  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Internet

Publicado em 11/01/2021, às 09h37   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

O Consórcio Nordeste vai pedir ao Ministério da Saúde que seja criado um Observatório Nacional para o Coronavírus com mutação. A informação foi divulgada pelo subsecretário do fórum, Thiago Campos, durante entrevista ao programa Nova Manhã Salvador, na rádio Nova Brasil FM. Um caso de mutação é investigado por um hospital particular da capital baiana.

Segundo Campos, a proposta de criação do observatório é para permitir a tomada de decisões, a fim de evitar que o coronavírus amplie a capacidade de contágio. "Estamos apreensivo com as mutações. Lembrar que o vírus tem essa característica de ao se relacionar com qualquer outro corpo fazer mutações. Mas mutações que ampliem a sua capacidade de contágio, que permitam que essa curva de contágio se descontrole ao ponto de sobrecarregar o sistema de saúde é preocupante". 

"Por conta disso, hoje, o presidente do Consórcio, o governador Wellington Dias (Piauí), está mandando ofício ao Ministério da Saúde para que se constitua um observatório desses casos de mutações. Que a gente possa acompanhar de perto, tanto os estados quanto a União e os municípios que estejam envolvidos nessas situações para que a gente possa ter uma dimensão exata das medidas que precisamos adotar", ressalta.

O subsecretário do Consórcio Nordeste reforça que o Observatório pode ajudar a impedir o retorno de medidas mais restritivas. "Não queremos ser surpreendidos com uma mutação como aconteceu na Inglaterra e termos que regredir para um processo de lockdown como tem sido recomendado pelo próprio Comitê Científico do Consórcio. Precisamos conhecer, observar, manter alerta sobre essas mutações", defende Thiago Campos. O pedido enviado ao Ministério da Saúde reúne o Consórcio Nordeste e o Fórum Nacional dos Governadores para o tema da vacinação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp