Coronavírus

Estudo revela que o Norte e Nordeste sofreram mais com a hospitalização e mortalidade da Covid-19

Pedro Guerreiro / Ag. Pará.
As informações são sobre as primeiras 250 mil pessoas hospitalizadas com covid-19 no Brasil  |   Bnews - Divulgação Pedro Guerreiro / Ag. Pará.

Publicado em 16/01/2021, às 16h22   Redação Bnews



As regiões Norte e Nordeste foram as que mais sofreram com a necessidade de hospitalização e mortalidade causadas pela Covid-19 no Brasil no início da pandemia. De acordo com um estudo publicado na revista científica Lancet Respiratory,o percentual de pessoas internadas e que morreram no hospital foi de 50% no Norte e 48% no Nordeste, contra 35% no Centro-Oeste, 34% no Sudeste e 31% no Sul.

Ainda de acordo com o estudo, o percentual de pessoas internadas em UTIs que morreram foi de 79% no Norte e 66% no Nordeste. A região Sul apresentou 53%, Centro-Oeste 51% e no Sudeste 49%. Apesar das populações do Norte e do Nordeste serem mais jovens, a fatalidade entre os não-idosos foi maior nestas regiões, chegando a 31% no Nordeste, contra 15% no Sul. 

Para explicar a disparidade entre as duas regiões em relações as demais, os autores do estudo sugerem que as diferenças por ter com um dos motivos a chegada da doença primeiro ao Norte, Nordeste e Sudeste; e também a distribuição desigual de leitos, equipamentos e profissionais.

"O Norte e o Nordeste têm o menor número de leitos hospitalares por pessoa no Brasil. A diferença é ainda mais pronunciada quando se considera leitos de UTI: no início da pandemia, o Sudeste tinha cerca de duas vezes mais leitos de UTI por pessoa do que o Norte", diz um trecho do estudo.

O levantamento de dados contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Instituto de Salud Carlos III. As informações são sobre as primeiras 250 mil pessoas hospitalizadas com covid-19 no Brasil. 

Matérias relacionadas:

Manifestantes realizam protesto pela reabertura das escolas: "precisamos planejar esse retorno"

Governo Bolsonaro ignorou alertas sobre a falta de oxigênio em Manaus

Envio de oxigênio por Maduro causa espanto entre venezuelanos que vivem em Manaus

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp