Coronavírus

“Personal faz parte da área de saúde”, diz vice-presidente do CREF/BA após vídeo de profissional vacinado contra a Covid-19

Reprodução/Instagram
Nas imagens o profissional aparece com mais quatro pessoas dentro de um veículo na fila do drive-thru onde aguardam a vez  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 03/02/2021, às 18h12   Samuel Barbosa



O vídeo de um personal trainer que foi vacinado contra a Covid-19 em Feira de Santana, a 100 Km de Salvador, tem dividido opiniões da população. O momento da imunização foi registrado pelo próprio profissional e posteriormente postado nas redes sociais. Nas imagens (clique aqui para assistir), ele aparece com mais quatro pessoas dentro de um veículo na fila do drive-thru onde aguardam a vez.  

Em conversa com o BNews, o vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13/BA), Edvaldo Paulo, disse que todo profissional de Educação Física está enquadrado na área de saúde pela nova Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). “O personal trainer faz parte da área de saúde e pode ser vacinado se estiver trabalhando diretamente no enfrentamento da Covid-19, inclusive fomos convocados por Mandetta [ex-ministro da Saúde] para trabalhar na pandemia”, explicou. 

Quando Edvaldo fala da convocação para trabalhar na pandemia, ele se refere a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, que cadastrou e capacitou profissionais da área de saúde nos Protocolos de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19), do Ministério da Saúde para o enfrentamento ao vírus. A capacitação apresentou recomendações sobre o manejo clínico e processos de trabalho. Segundo Ministério da Saúde, o cadastramento resultou no maior banco auto declaratório de profissionais de saúde do Brasil. O banco de dados contém os habilitados para atuar em território nacional e pode ser solicitado pelos entes federados para orientar suas ações de enfrentamento à doença.

“A atividade do profissional de Educação Física é diversa, ele não vai entubar paciente, não é de nossa área de atuação, mas ele pode atuar em Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), centros de atenção psicossocial, que presta assistência à população carente que necessitam da atenção. O profissional vai atender dentro da nossa função”, ressalta. Ainda de acordo com o vice-presidente do CREF13/BA, o trabalho dos educadores físicos pode ajudar no processo de recuperação de obesos, diabéticos e cardiopatas, que são comorbidades que deixam o paciente mais vulnerável ao óbito em caso de infecção pela Covid-19.

Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (03), o secretário de saúde de Feira de Santana, Edval Gomes, afirmou que a vacinação do educador de saúde nessa primeira fase está prevista no plano nacional e municipal. Apesar disso, o secretário afirmou que a natureza de atuação profissional dessa categoria é diferente, o que dificulta a identificação.

"Então, nós só tínhamos duas soluções: manteria como está, sem ter certeza de que esse indivíduo estaria fazendo sua atuação ou modificaria. Fizemos uma mudança e hoje ele precisa comprovar vinculação com algum serviço de saúde em nosso município", afirmou.

Sobre o caso do personal trainer, o secretário não confirmou se ele atua na linha de frente no combate à pandemia.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp