Coronavírus

Presidente da Anvisa avalia que MP das Vacinas representa "risco sanitário grave"

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Texto determina que a agência aprove imunizantes autorizados por órgãos reguladores de outros países.  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 10/02/2021, às 13h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, avalia que trecho da Medida Provisória (MP)que acelera aprovação de vacinas contra a Covid-19 representa risco sanitário para o Brasil.

O texto determina que a agência aprove imunizantes autorizados por órgãos reguladores de outros países.

"Corre risco sanitário grave. Simples assim. O fato de estar aprovado/registrado em outro país não necessariamente autoriza o uso no Brasil sem riscos", advertiu em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (10).

Torres também afirmou que a Anvisa tem  uma série de verificações a serem feitas, como, por exemplo, se a fabricação nos diversos locais em que uma mesma vacina pode ser feita no mundo tem os mesmos critérios de qualidade, se o produtor do IFA [insumo farmacêutico ativo] é o mesmo. 

"Ou seja, há uma série de questões que vão na contramão do que se quer fazer, que é anular um trabalho de 22 anos que a agência tem feito verificando esses riscos", completou.

O diretor-presidente disse ter explicado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em reunião nesta manhã, seus  argumentos contra o artigo 5º da MP e que espera que o trecho seja vetado."Quero crer que o presidente entendeu a importância de vetar esse texto",disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp