Coronavírus

Relatório aponta que nações ricas tem um bilhão a mais de vacinas contra Covid do que necessário

Reprodução/GovAmapá
Na última quinta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu que as nações com vacinas doem ao esquema global COVAX.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/GovAmapá

Publicado em 19/02/2021, às 15h13   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma análise das ofertas de fornecimento de vacinas da covid-19, realizada pela ONG ONE Campaign, instituição global que milita pela eliminação da pobreza extrema, revela que países ricos se aproximam da marca de um bilhão de doses de vacinas contra a covid-19 acumuladas a mais do que precisam.

A concentração de doses do imunizante prejudica nações mais pobres, que encontram mais dificuldades para adquirir os suprimentos que sobram. De acordo com informações do jornal Estado de São Paulo, o relatório revela que países como os Estados Unidos e Reino Unido deveriam compartilhar as doses em excesso para garantir uma resposta global à pandemia.

O relatório do grupo afirma que não fazer isso negaria a bilhões de pessoas a proteção essencial contra o vírus causador da covid-19 e provavelmente prolongaria a crise sanitária. Na última quinta-feira (19), a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu que as nações com vacinas doem ao esquema global COVAX.

Também segundo a publicação, a ONG  analisou especificamente os contratos com os cinco principais fabricantes de vacinas contra a covid-19: Pfizer-BioNTech, Moderna, Oxford-AstraZeneca, Johnson & Johnson e Novavax.

Até agora, os Estados Unidos, a União Europeia, o Reino Unido, a Austrália, o Canadá e o Japão já garantiram mais de 3 bilhões de doses - mais de um bilhão a mais do que os 2,06 bilhões necessários para dar duas doses a suas populações inteiras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp