Coronavírus

STF autoriza estados e municípios a comprarem vacinas contra Covid-19

Arquivo BNews
Decisão também permite que outras agências possam aprovar as vacinas e não só a Anvisa   |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 23/02/2021, às 15h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 6 X 0, nesta terça-feira (23), autorizar que estados e municípios comprem e distribuam vacinas contra a Covid-19.

O julgamento termina ainda nesta terça e, mas seis dos 11 ministros já haviam votado para permitir a compra. A ação foi apresentada no fim de 2020 pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e é julgada em plenário virtual.

Isso ocorre caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes.

A decisão também permite que outras agências possam aprovar as vacinas e não só a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ). O julgamento oficializa a tese que as vacinas compradas pelos governos locais precisam ter sido aprovadas, em prazo de 72 horas, pela Anvisa, caso o prazo não seja cumprido, a importação pode ser liberada se houver registro nas agências reguladoras da Europa, dos Estados Unidos, do Japão ou da China.

Com informações do G1

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp