Coronavírus

Lira descarta instaurar CPI para investigar má gestão da pandemia neste momento

Isac Nóbrega/PR
O presidente da Câmara se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no último domingo (28) para tratar sobre PEC emergencial e outros assuntos  |   Bnews - Divulgação Isac Nóbrega/PR

Publicado em 01/03/2021, às 14h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), avaliou nesta segunda-feira (1°) que o Congresso não deveria, neste momento, abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar má gestão na pandemia de Covid-19 e apontar culpados por erros.

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, a declaração foi feita pelo parlamentar durante entrevista ao programa “Fala Brasil”, da Record.
“Depois que nós tivermos vacina para a população, nós vamos ter oportunidade, porque os fatos não se precluem, de fazer essa ou aquela CPI para analisar, investigar ou punir eventuais erros”, disse.

Para Lira, se o Congresso parar para debater “quem está errando ou quem errou”, não haverá condições dos membros da Casa concentrarem esforços para encontrar uma saída para os problemas que o País enfrenta relacionados a pandemia, saúde e economia. 

O presidente da Câmara também falou que existe a expectativa de que o Brasil consiga 140 milhões de doses de vacina até maio. Lira se reuniu no último domingo (28) com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM) e os ministros Paulo Guedes (Economia), Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).

“Estivemos todos discutindo a PEC emergencial, o Pacto Federativo, que encontra-se no Senado, o auxílio emergencial e vacinas, claro”, disse. Segundo ele, a proposta que prevê gatilhos de ajuste fiscal deve ser lida no Senado já na próxima terça-feira (2).

Lira falou sobre o auxílio de R$ 250 reais por quatro meses, até junho, e afirmou que a ideia é que, no período, seja possível criar um programa permanente, com valor um pouco maior - para atender aos integrantes do Bolsa Família e novos beneficiários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp