Coronavírus

Itabuna registra 12 mortes em decorrência do coronavírus; obras do Hospital de Campanha são iniciadas

Prefeitura de Itabuna
O terreno fica anexo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, no Loteamento Nossa Senhora das Graças  |   Bnews - Divulgação Prefeitura de Itabuna

Publicado em 09/03/2021, às 11h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Itabuna, no Sul da Bahia, registrou 12 mortes causadas pela covid-19, nesta segunda-feira (8). Segundo a prefeitura, no geral, o município soma 24.073 casos confirmados, sendo 479 casos ativos; 24 internados em UTI e 38 em leitos clínicos; e 426 óbitos. Já foram curados 23.168 pacientes.

De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica, os 12 óbitos ocorreram em meses anteriores e estavam sendo investigados. Ainda nesta segunda, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que o Hospital de Base tem ocupação de 90% e a Santa Casa de 100%.

Hospital de Campanha
A prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, já executa o serviço de terraplanagem e escavação de uma área de 700 mil metros quadrados onde será instalado o Hospital de Campanha para pacientes covid-19. O terreno fica anexo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, no Loteamento Nossa Senhora das Graças.

Na segunda-feira (8), o prefeito Augusto Castro fiscalizou as obras que terão andamento com a montagem das estruturas, concretagem do piso e montagem dos equipamentos. Ele estava acompanhado do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre Souza, que o visitou no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves.

Castro estima que as obras da unidade devem ser concluídas até o dia 23 de março, caso não haja intercorrências. A estrutura contará com 20 leitos clínicos e 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com capacidade para aliviar a pressão sobre a UPA 24 Horas, do Bairro Monte Cristo, e dos hospitais. A unidade de saúde será administrada por uma empresa particular, que ainda será definida pelo município. 

“No Hospital de Base, por exemplo, estamos com 100% de ocupação”, alertou o presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna, Eduardo Kovalski.

Variantes da doença
No início do mês, quando a UTI pediátrica do Hospital Manoel Novaes estava com 100% dos leitos ocupados por pacientes com covid-19, já era apontado o agravamento da doença no munípio.

Na ocasião, a secretária municipal da Saúde, Lívia Mendes, disse que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) comprovou que Itabuna já teve duas ocorrências da variação P.1 do vírus, a mesma registrada em Manaus, capitado do Estado do Amazonas.

“Essa variante provocou a mortes de duas pessoas aqui na cidade, nos dias 18 e 19 de janeiro”, revelou Lívia. Ela explicou que a variante é altamente agressiva, contagiosa e pode desencadear formas mais graves da covid-19.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp