Coronavírus

Bahia tem dificuldade para encontrar profissionais de saúde para hospitais de campanha e pode recorrer a estrangeiros

Reprodução/ Facebook
“Não conseguimos abrir todos os leitos no hospital de campanha da Arena Fonte Nova”, contou Rui Costa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Facebook

Publicado em 09/03/2021, às 20h56   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

O governo estadual está preocupado com a falta de profissionais de saúde para fechar os grupos de plantão nos hospitais de campanha. Após um ano de pandemia, a dificuldade para achar principalmente médicos intensivistas tem prejudicado a abertura de novos leitos, como é o caso do Hospital Arena Fonte Nova.

Nesta terça-feira (9), durante o Papo Correria, o governador Rui Costa (PT) garantiu que, se o problema se agravar, ele irá acionar a Justiça em busca de uma ordem judicial para trazer médicos de outras nacionalidades, que tenham experiência, para trabalhar na linha de frente contra o coronavírus.

“Não conseguimos abrir todos os leitos no hospital de campanha da Arena Fonte Nova”, contou Rui. Como o número de mortes não diminuiu no estado, apesar das diversas medidas restritivas adotadas, é imprescindível o maior número possível de UTIs disponível.

“O que nós conseguimos controlar foi o crescimento no número de contaminados. Diminuiu 1.000 casos. A taxa de positividade dos exames no Lacen saiu de 57% para 47%. Isso é um bom sinal, quer dizer um número menor de infectados, que o vírus está circulando menos”, destacou o governador.

Custo das vacinas

Rui informou que o governo federal tem pago 10 dólares por cada dose da maioria das vacinas. Como depende da cotação da moeda americana, o imunizante que precisa de duas doses não sai por menos de R$ 100 para cada pessoa. 

Assim que os governos estaduais e municipais começarem a adquirir as vacinas, os custos serão assumidos por eles. “Vamos cortar outras coisas para aplicar na saúde e, assim, poder retomar a atividade econômica, gerar empregos”, explicou Rui.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp