Coronavírus

Sesab rebate ataque de Colbert e diz que Feira tem vacinação abaixo de meta

Arquivo/BNews
"Município de Feira de Santana aplicou apenas 71,63% das doses recebidas", diz pasta  |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 10/03/2021, às 20h58   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) rebateu os ataques proferidos pelo prefeito de Feira de Santana (BA), Colbert Martins (MDB), que entrou com um mandado de segurança para conseguir que o Governo do Estado envie mais vacinas contra a Covid-19. Em um comunicado enviado ao BNews, ela atribui a decisão a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia - CIB e ressaltou que o município "está entre os 194 municípios baianos com taxa de aplicação da primeira dose abaixo de 85%, não estando, portanto, elegível para receber a nova remessa".

"Até o dia 09/03, o município de Feira de Santana aplicou apenas 71,63% das doses recebidas. O sistema eletrônico de informação da vacinação é alimentado pelos próprios municípios, sendo estes responsáveis pelo envio dos dados consolidados", diz a nota. "Ressalta-se que essa medida foi pactuada entre os 417 secretários municipais de saúde da Bahia, incluindo a Capital e a Gestão Estadual, em reunião da CIB com a participação da representação municipal de Feira de Santana", continua.

A Sesab ressalta ainda que "a CIB considera a medida necessária para reduzir a grande quantidade de doses ociosas de vacina que permanecem sem uso nos municípios e, dessa forma, ampliar a vacinação na Bahia, nos municípios mais eficientes. Destaca-se ainda que esta não é uma medida punitiva, mas sim um critério que visa dar maior eficiência na distribuição das vacinas que chegam no estado da Bahia".

Mais cedo, Colbert afirmou que o município tem vacinação de 88%. "Recebemos 31.679 doses e aplicamos 27.978. Temos apenas 3.701 doses para aplicar. A vacinação está transcorrendo normalmente, agora para idosos de 79 anos ou mais", alegou o emedebista. Colbert afirmou ainda que "uma burocrática atualização de sistema, que teve um problema momentâneo, não pode servir de motivo para suspender o envio de vacinas, prejudicando a população da segunda maior cidade da Bahia".   

Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou à Bahia na noite desta terça-feira (9). Trazidas em um voo comercial que pousou no aeroporto de Salvador às 23h10, as 178.600 doses do imunizante produzido pelo Butantan começaram a ser distribuídas para o interior na manhã desta quarta. Este é a sétimo envio que chega ao estado. Com esta carga, a Bahia totaliza 1.289.800 doses recebidas, entre Coronavac e Oxford, desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.

A coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, declarou que somente os municípios que já utilizaram 85% das doses anteriormente recebidas terão nova remessa. Ela explica que esta decisão foi definida em reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite – instância que reúne representantes das secretarias municipais de saúde e da Secretaria da Saúde do Estado).

"Metade das doses que seria enviado para os municípios que não cumpriram a meta serão redistribuídas para aqueles que já tiverem utilizado mais de 90%. A outra metade ficará armazenada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde do Estado. Esta estratégia não foi uma imposição da Sesab e sim uma deliberação feita de forma conjunta com os municípios", afirmou ela.

Leia também:
Feira: Colbert sobe o tom contra Estado e entra com mandado de segurança por mais vacinas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp