Coronavírus

Alunos da Unime criticam marcação de prova presencial em meio a restrição; faculdade nega

Divulgação
Realização do exame infringiria decreto que suspende as aulas no estado para conter o avanço do novo coronavírus  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/03/2021, às 17h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Estudantes de Medicina da Unime, em Lauro de Freitas, estão em conflito com a faculdade, após, segundo os alunos, a coordenação do curso marcar uma prova presencial para a próxima segunda-feira (15). 

A realização do exame infringe o decreto que suspende as aulas no estado para conter o avanço do novo coronavírus. A instituição de ensino nega a marcação da prova.

À reportagem, uma estudande afirma que a turma de 120 alunos realizou um abaixo assinado pedindo à faculdade que o exame seja realizado remotamente e tentou uma decisão liminar para obrigar a instituição a cancelar a prova presencial.

"Eles estavam irredutíveis. São 120 alunos, sendo que tem aluno que tem pai e mãe idosos. A gente acha isso um absurdo. Não tem lógica, não tem nexo. Não é possível, no momento que a gente está vivendo... Iria expor as pessoas sem necessidade, sendo que eles têm a plataforma digital, têm totais condições [de realizar à distância]", criticou a aluna, que preferiu não se identificar.

Procurada, a Unime Lauro de Freitas afirmou que "a realização das avaliações na modalidade presencial será executada mediante as autorizações e decretos emitidos pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde".

De acordo com a faculdade, caso o retorno das aulas presenciais seja autorizado pelo poder público, as provas presenciais serão aplicadas em salas com até 20 alunos, "sendo que a capacidade é de 60 estudantes no espaço".

"Os alunos serão informados o quanto antes das novas datas por meio dos canais oficiais da marca", acrescenta a instituição.

Leia a nota na íntegra:

A Unime Lauro de Freitas esclarece que a realização das avaliações na modalidade presencial será executada mediante as autorizações e decretos emitidos pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, respeitando todas as diretrizes das autoridades de saúde e dos órgãos governamentais.

A instituição esclarece também, que o cumprimento da carga horária das aulas práticas para os estudantes do curso de medicina, em internato de rede hospitalar pública e privada será executada de modo exclusivamente presencial, caso seja liberado no decreto. 

A Unime informa que as provas presenciais serão aplicadas, caso seja liberado no decreto, em salas com até 20 alunos, sendo que a capacidade é de 60 estudantes no espaço.

As salas estão preparadas com a devida sinalização dos espaços permitidos, além de rigorosas normas de sanitização, que incluem janelas e portas abertas, disponibilização de álcool gel para higienização das mãos e superfícies, e tapetes sanitizantes.

Dessa forma, estamos seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos de saúde.

A instituição ressalta que o calendário acadêmico das avaliações práticas e teóricas estão passando por reformulações constantes, tendo em vista os impactos da pandemia no cumprimento da carga horária. Os alunos serão informados o quanto antes das novas datas por meio dos canais oficiais da marca.

A Unime Lauro de Freitas reafirma que não medirá esforços para adoção das melhores práticas educacionais e permanece à disposição para sanar quaisquer dúvidas adicionais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp