Coronavírus

Medidas restritivas em Salvador e cidades vizinhas serão prorrogadas até dia 22

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 12/03/2021, às 17h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em reunião nesta sexta-feira (12) com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e gestores de cidades da Região Metropolitana, o governador Rui Costa (PT) decidiu prorrogar, mais uma vez, as medidas restritivas contra o coronavírus até às 5h do próximo dia 22 na capital baiana e em cidades vizinhas.

Com isso, seguirá sendo permitido apenas o funcionamento das atividades consideradas essenciais. O toque de recolher, das 20h às 5h, permanece mantido em todo o território baiano até 1º de abril.

Bruno Reis salientou que, somente nesta sexta na cidade, 55 pacientes aguardavam um leito de UTI na rede privada e 76, na rede pública. “Diante do que nós estamos vendo na Bahia e no Brasil, não resta outra medida a ser tomada que não prorrogar por mais sete dias para, através do isolamento social, tendo em vista que somente a abertura de leitos não vai resolver o problema, só com o isolamento social e redução da taxa de contágio, é que a gente vai conseguir passar por esse momento crítico, o pior momento que Salvador está vivendo desde a chegada do coronavírus ao Brasil”, declarou.

Na ocasião, os prefeitos agendaram um novo encontro para a próxima terça-feira (16), para discutir o retorno escalonado das atividades econômicas. A medida deverá definir parâmetros para uma retomada segura dos comércios e serviços, com horários específicos de funcionamento para cada segmento de forma a evitar aglomerações, principalmente no transporte público, e considerando a situação dos casos da Covid-19 nos municípios.

Está permitido o funcionamento estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e congêneres em regime de delivery (operação que pode ocorrer até meia-noite), inclusive no sistema de retirada de produtos no local (que pode ocorrer até 18h como estipula o toque de recolher em vigor), desde que mantidas as portas fechadas ao público.

Em Salvador, os shopping centers, centros comerciais e demais estabelecimentos correlatos, estão autorizados a funcionar pelo modelo drive-thru, das 10h às 19h, desde que submetido à aprovação da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e às demais regras da legislação municipal. As normas para o funcionamento desse sistema estabelecem uso obrigatório de máscara e de face shield para os funcionários responsáveis pelas entregas. O acesso será apenas por carro, sem possibilidade de os clientes saírem dos veículos ou entrarem no espaço interior do empreendimento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp