Coronavírus

Ministério da Saúde autoriza custeio de 3,9 mil leitos de UTI Covid-19

Reprodução/TV
Valor do repasse mensal aos estados será de R$ 188,2 milhões  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV

Publicado em 12/03/2021, às 18h11   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde autorizou a abertura de mais 3.950 leitos de UTI adulta e 15 leitos de UTI pediátrica para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19, em caráter excepcional e temporário. A informação foi divulgada eme entrevista coletiva com Elcio Franco, secretário executivo da pasta.

 O valor do repasse mensal aos estados será de R$ 188,2 milhões, retroativo a fevereiro. As novas habilitações de leitos contemplam 21 estados. Segundo o ministério, o pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 foi feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde.

Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. 

Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp