Coronavírus

Médico Marcelo Queiroga será o novo ministro da Saúde

Divulgação
Tendência é que a nomeação saia no Diário Oficial da União desta terça-feira (16)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/03/2021, às 19h20   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O médico Marcelo Queiroga será o novo ministro da Saúde. Uma foto oficial com o presidente Jair Bolsonaro também foi divulgada. O especialista se reuniu no gabinete presidencial, na noite desta segunda-feira (15). A tendência é que a nomeação saia no Diário Oficial da União desta terça-feira (16), segundo a CNN Brasil. Queiroga é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e vai substituir o general Eduardo Pazuello.

Leia também: Fábio Vilas-Boas elogia novo ministro da Saúde: "Conheço bem"

Ele é natural de João Pessoa e formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Além disso, fez residência em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Tem especialização em cardiologia, com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista. O médico terá o desafio de assumir a logística de compra e distribuição de vacinas contra a Covid-19 no momento mais crítico da segunda onda da pandemia, que já registra mais de 2 mil mortes diárias.

No final da tarde, Pazuello concedeu uma entrevista coletiva e se irritou ao ser questionado sobre o assunto. Ele disse que não pediria demissão do cargo. "Eu não estou doente e não pedi para sair. Quando o presidente tomar sua decisão, nós faremos uma transição correta. Eu posso afiançar para todos, nós não iremos parar um minuto. Todos os meus secretários estão focados na missão, havendo substituição, eles prosseguem na missão. Eu reitero que o Ministério da Saúde tem todo objetivo e interesse em apoiar estados e municípios. É obrigação do ministério apoiar, é do interesse. Me coloco à disposição para tratar individualmente cada necessidade. Espero ter passado todas informações necessárias", declarou.

No encerramento da entrevista, ele se disse orgulhoso de estar no posto. "Eu tenho muito orgulho de ter estado e estar na função. Isso não é uma palavra de despedida, quando tiver que me despedir, farei oficialmente. É muito orgulho estar na pasta, não me sinto pressionado [...] Vamos em frente", finalizou.

Mais cedo, a cardiologista Ludhmila Hajjar declarou que recusou oficialmente o convite para o Ministério da Saúde. Ela anunciou a decisão em reunião com o presidente Jair Bolsonaro. O nome da médica era cotado para ocupar o lugar do ministro. A especialista tem uma linha de postura de combate ao coronavírus que defende o isolamento social e a vacinação em massa da população.

Queiroga é o quarto ministro da Saúde no governo Bolsonaro. Além de Pazuello, a pasta já foi ocupada pelo ortopedista e ex-deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM) e pelo oncologista Nelson Teich.

Leia também:
Pazuello se irrita em coletiva: "Eu não vou pedir para ir embora"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp