Coronavírus

Universidade desenvolve teste rápido e barato para detectar coronavírus

Dinaldo Silva/BNews
A UFMG já iniciou testes em Manaus, onde os casos aumentaram drasticamente  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 17/03/2021, às 11h23   Redação BNews



Um teste rápido feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pode ser uma nova saída para ajudar a detectar os casos de Covid-19 no país. Cientistas desenvolveram o teste, que tem baixo custo e consegue monitorar as quatro variantes do vírus em circulação no Brasil, são eles: as duas linhagens brasileiras (P1 e P2), a britânica (B.1.1.7) e a sul-africana (B.1.351). 

O teste foi criado pela equipe do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da UFMG. Ele fica pronto em apenas um dia. O exame foi testado em  Belo Horizonte, tendo a validação após a revelação de que 90% das amostras coletadas eram da variante P2. 

Esse teste, no entanto, não é capaz de achar novas variantes, apenas a que já estão no Brasil e identificar qual está presente na região onde foi testada. O valor será de R $60 por amostra, quase 100x menos que o sequenciamento genético que pode chegar a R$600. "São testes complementares, com objetivos diferentes. O sequenciamento é essencial para a descoberta de variantes. O PCR serve para mostrar onde e o quanto estão no país", explica Renato Santana, cientista do departamento, ao site O Globo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp