Coronavírus

"Ilusão vacinal", diz Fábio Vilas-Boas sobre quantidade de vacinas enviada para Bahia pelo Ministério da Saúde

Arquivo/BNews
De acordo com Vilas-Boas, a situação pode melhorar a partir do mês de abril com a chegada do primeiro lote da vacina Sputnik   |   Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 17/03/2021, às 13h05   Diego Vieira



O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, criticou o esquema de distribuição das vacinas contra a Covid-19 feito pelo Ministério da Saúde. Nesta quarta-feira (17), o estado recebeu mais 308.600 doses do imunizante Coronavac, número considerado pequeno pelo secretário. Em entrevista à RecordTV Itapoan, na tarde de hoje, ele afirmou que o programa de vacinação previa mais de um milhão de baianos vacinados em 30 dias, no entanto, em razão da pouca quantidade de doses recebidas até o momento, apenas quase 800 mil pessoas foram imunizadas. 

"As vacinas que estão chegando do ministério, elas chegam a conta gotas e é por isso que cria o que eu tenho chamado de ilusão vacinal. Você acha que está chegando vacina. 300 mil doses pra Bahia não é nada. Quando o programa de vacinação Covid foi lançado em janeiro, a previsão era que em 30 dias fossem vacinados 1.780.000 e estamos agora chegando próximo das 800 mil pessoas vacinadas. Nós não vacinamos nem metade das pessoas do primeiro grupo de risco", disse.

De acordo com Vilas-Boas, a situação pode melhorar a partir do mês de abril com a chegada do primeiro lote da vacina Sputnik adquirida pelo Governo do Estado.

"Agora em abril, pelo cronograma do ministério a gente começará a ter uma quantidade maior de vacinas e com o acréscimo da vacina Sputnik que nós compramos direto do fornecedor russo será possível antecipar fases na Bahia, principalmente das pessoas entre 60 e 74 anos que representam um contingente populacional gigantesco e são pessoas de um grupo de risco que apresentam uma taxa de mortalidade maior quando precisam ser internadas", explicou.

O secretário destacou ainda que a taxa de aplicação da primeira dose na Bahia é superior a 80%. "A vacinação na Bahia está indo muito bem em relação as doses que estão sendo enviadas. A grande maioria dos municípios está conseguindo aplicar essas doses rapidamente, mas globalmente o número é muito insignificante em relação a população que nós precisaríamos vacinar".

Na tarde desta quarta, Salvador iniciou a vacinação escalonada de idosos a partir de 74 anos.

De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Bahia tem 739.357 pessoas vacinadas contra a covid-19, desse total, 272.576 também receberam a segunda dose.

O percentual de vacinação da primeira dose está em 86,1% e a segunda dose registra 83,2%.

Capital do estado, Salvador aplicou 174.224 doses, o que representa 87,2% das doses distribuídas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp