Coronavírus

Municípios da Baixada Santista vão aderir a lockdown a partir do dia 23

Helder Lima/Prefeitura do Guarujá
As cidades são: Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe  |   Bnews - Divulgação Helder Lima/Prefeitura do Guarujá

Publicado em 19/03/2021, às 21h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), nesta sexta-feira (19), a implantação de lockdown nos nove municípios da região. As medidas valem por 13 dias, e já entram em vigor na próxima terça-feira (23) e vai até 4 de abril. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal vão fiscalizar a circulação de pessoas e veículos.  As cidades são: Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. 

De acordo com informações da CNN Brasil, durante a validade do decreto, será permitida a circulação de pessoas e veículos apenas para a compra de remédios, atendimento ou socorro médico de pessoas ou animais, embarque e desembarque em terminal rodoviário, atendimento de urgências e necessidades inadiáveis, bem como a prestação de serviços permitidas no decreto municipal.

Para que a circulação sejam permitidas, devem ser apresentados documentos como nota fiscal de compra ou prescrição médica de remédio, atestado de comparecimento a uma unidade de Saúde, carteira de trabalho (ou holerite) ou documento que comprove a prestação de serviço autorizado no decreto, tíquete ou imagem da passagem de ônibus ou ainda comprovação de urgência ou necessidade inadiável por qualquer meio.

No período o transporte público funcionará com horário reduzido pela manhã e ao final do dia. Nos sábados, domingos e feriados a circulação estará proibida. 

Ainda de acordo com a CNN, durante o período de lockdown estão proibidas as feiras livres. Hotéis, pousadas, pensões, motéis e demais estabelecimentos de hospedagem só atenderão clientes corporativos, com todas as áreas de lazer e recreação fechadas. Também estão suspensos os serviços de drive thru.

A capacidade dos supermercados será de até 70% dos produtos essenciais (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal), até às 20 horas. Aos sábados e domingos, poderão funcionar apenas com delivery. A mesma regra se aplica às padarias, açougues e mercearias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp