Coronavírus

Pacheco pede para comprar vacinas estocadas nos EUA e diz que pandemia no Brasil é risco ao Ocidente

Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 20/03/2021, às 05h32   Redação BNews



Presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) solicitou a permissão para  comprar vacinas contra covid-19 estocadas e ainda sem previsão de aplicação nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (19). Em ofício à vice-presidente americana, Kamala Harris, o senador justificou o pedido de "disponibilização emergencial" das vacinas reconhecendo que o Brasil é o "atual epicentro" da pandemia e que o avanço do novo coronavírus no Brasil representa um risco ao Ocidente.

"Solicitei, nesta sexta-feira, aos Estados Unidos, por meio de ofício enviado à vice-presidente Kamala Harris, pedido de socorro ao Brasil nas ações de combate à pandemia da Covid-19. No ofício, pedi que fosse considerada, pelas autoridades norte-americanas, a eventual concessão de autorização especial que permita a aquisição, pelo governo brasileiro, de doses de vacina estocadas nos Estados Unidos e ainda sem a previsão de serem utilizadas localmente. Esse compartilhamento de estoques, caso autorizado, daria impulso decisivo ao esforço de imunização dos 210 milhões de brasileiros", publicou no Twitter.

A iniciativa de Pacheco ocorre no momento em que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é pressionado a ampliar a oferta de imunizantes e acelerar a vacinação no Brasil. Atualmente, pouco mais de 10 milhões de pessoas foram vacinadas, cerca de 5% da população. Bolsonaro, no entanto, afirma que não há imunizantes no mercado para serem adquiridos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp