Coronavírus

Corpo de Herzem Gusmão é recebido com aglomerações, aplausos e buzinaço em Conquista

Divulgação
ACM Neto, Tiago Correia e familiares acompanharam o velório realizado neste sábado (20)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/03/2021, às 20h03   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O corpo do prefeito Herzem Gusmão (MDB), que morreu vítima da Covid-19, chegou em Vitória da Conquista (BA) no início da noite deste sábado (20). A cerimônia, que estava prevista para o início da tarde, acabou terminando por volta das 19h. Antes de chegar ao local do velório, o corpo circulou pelas ruas da cidade caminhão cedido pela Socicam, empresa que administra o Aeroporto Glauber Rocha. A decisão foi tomada após negativa dada pelo 7º Grupamento de Bombeiros Militar de ceder um veículo. Houve aglomerações, aplausos e buzinaços.

A cerimônia aconteceu na Casa de Eventos Mediterrâneo e contou com algumas presenças ilustres da política baiana, a exemplo do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e do deputado estadual Tiago Correia (PSDB). Amigos e familiares também acompanharam, além de políticos da regão.

O filho do prefeito, Danilo Gusmão, homenageou o pai com breves palavras. Por conta do atraso, apenas ele pôde discursar em nome da família. "Ele era um pai maravilhoso, presente, um verdadeiro pai de amor", disse. Um apóstolo evangélico encerrou a cerimônia religiosa.

A homenagem durou pouco menos de uma hora. Em seguida, o corpo foi removido do local em direção ao Cemitério da Saudade para sepultamento em cerimônia privada no jazigo da família Gusmão. O evento foi transmitido pela internet.

A Prefeitura Municipal, que agora será comandada definitivamente pela vice-prefeita Sheila Lemos (DEM), decretou luto oficial de oito dias e os serviços públicos essenciais foram mantidos.

Logo após o processo eleitoral de 2020, no dia 7 de dezembro, Herzem Gusmão foi diagnosticado com Covid-19 e internado no Hospital Samur no dia 18 de dezembro. No dia 26 do mesmo mês, foi transferido em UTI aérea para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para reabilitação pulmonar. Após alternar períodos entre a Unidade de Terapia Intensiva/UTI e a Unidade Semi Intensiva, com o agravamento do quadro de saúde foi sedado e intubado no dia 12 de março.

Filho de Eunildo Gusmão Pereira e Zilda Gusmão Pereira, Herzem Gusmão Pereira nasceu em Vitória da Conquista no dia 2 de junho de 1948 e foi casado com Luci Freire Gusmão, com quem teve três filhos: Thayse, Danilo e Erica, e um neto, Arthur. Bacharel em Direito, fez pós-graduação em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB e apresentou por mais de 40 anos o programa de Rádio de maior audiência do interior baiano, a Resenha Geral, levado diariamente ao ar pela Rádio Clube FM.

Leia também:
Bombeiros negam veículo para cortejo do corpo de Herzem Gusmão e chefe de gabinete reage: “Pegue seu carro e enfie naquele lugar”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp