Coronavírus

Novos testes elevam eficácia da vacina de Oxford para 79%

Arquivo BNews
Ensaios clínicos de fase 3 conduzidos no Reino Unido, África do Sul e Brasil e com resultados publicados na revista científica The Lancet haviam apontado a eficácia da vacina de 70% contra casos sintomáticos do coronavírus  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 22/03/2021, às 14h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A vacina contra a Covid-19 Oxford/AstraZeneca tem eficácia de 79% contra o vírus, de acordo com novos testes feitos nos Estados Unidos, Chile e Peru. Com os dados atualizados, a empresa deve entrar com o pedido de autorização para uso emergencial no país norte-americano.

Ensaios clínicos de fase 3, conduzidos no Reino Unido, África do Sul e Brasil e com resultados publicados na revista científica The Lancet, haviam apontado a eficácia da vacina de 70% contra casos sintomáticos do coronavírus.

Novos dados dos mesmos países indicaram que a vacina era eficaz contra a variante B.1.1.7, do Reino Unido, mas a eficácia era reduzida para a variante da África do Sul. No caso do Brasil, onde a nova variante P.1 surgiu em Manaus e já se espalhou por quase todas as regiões do país, a vacina se mostrou eficaz ao proteger contra essa nova cepa.

A farmacêutica informou nesta segunda-feira (22) que os novos dados são resultado de um ensaio com mais de 32 mil participantes com mais de 18 anos desenvolvido entre agosto de 2020 e março de 2021. Segundo a Folha de S. Paulo, ainda não foi feita a publicação oficial dos resultados.

Ainda de acordo com a Folha, a AstraZeneca irá entrar com um pedido à FDA para autorização de uso emergencial nos Estados Unidos. Com isso, o país norte-americano terá em seu rol de vacinas quatro imunizantes distintos contra a Covid-19.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp