Coronavírus

Deputada baiana pede inclusão de assistentes sociais em grupo prioritário da vacina contra a Covid-19

Arquivo BNews
De acordo com ela, categoria tem se colocado em risco ao atuar nas ruas durante a pandemia  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 23/03/2021, às 08h39   Redação BNews



A deputada estadual Katia Oliveira (MDB) apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) uma indicação para que profissionais do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) sejam incluídos no grupo prioritário de imunização contra o coronavírus no estado. 

A parlamentar afirmou que o grupo tem ampla exposição ao risco de contaminação da Covid-19, além de prestar serviço público essencial e ter demanda ampliada durante a pandemia. Segundo ela, a vacinação do grupo garantiria a integridade física dos profissionais e o bom desempenho da atividade.

“O SUAS foi responsável, ao longo dos últimos 28 anos, pela construção da rede de proteção social que o Brasil oferta a sua população mais vulnerável. O trabalho feito pelos profissionais do SUAS é a garantia de direitos de quem mais precisa”, disse.

E continuou: “Esses profissionais estão indo às ruas, mesmo na pandemia, para assegurar os direitos básicos da população, e se expondo ao risco de se contaminar com o coronavírus, principalmente agora em que a demanda está cada vez maior por conta do impacto da doença na economia.”, argumentou. 

De acordo com a deputada, durante a pandemia, os serviços dos profissionais do SUAS foram ampliados, já que o distanciamento social e a interrupção do funcionamento do comércio não essencial levaram, de certa forma, à perda de renda e ao empobrecimento das camadas mais vulneráveis da população. 

“Isso amplia os riscos de exposição ao coronavírus para os trabalhadores do SUAS e cria a necessidade de que sejam inseridos no Plano Estadual de Vacinação contra à Covid-19 do Governo da Bahia, a fim de que sua vida e integridade física sejam resguardadas e a sua atividade funcional possa continuar sendo desempenhada satisfatoriamente”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp