Coronavírus

Empresários anunciam doação de 10 milhões de doses, mas pedem flexibilização ao Congresso

Reprodução/Facebook
Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 25/03/2021, às 18h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os empresários Luciano Hang e Carlos Wizard anunciaram, nesta quinta-feira (25), a doação para o SUS de 10 milhões de doses da vacina contra a Covid. O anúncio foi feito após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

No entanto, Wizard defendeu uma “flexibilização” da legislação que permite a importação pela iniciativa privada, sem dar detalhes. Há algumas semanas, ele propôs a possibilidade de importação privada sem necessidade de doação ao SUS.

“Nós defendemos é o aspecto de agilidade. Nós entendemos que historicamente a máquina pública tem uma lentidão que é tradicional. A partir do momento que a iniciativa privada tem uma agilidade na entrega, nós antecipamos a imunização e o mais importante, poupamos vidas. Porque hoje estamos enfrentando tragédia, temos 2, 3 mil mortes diárias”, afirmou.

Lei aprovada neste mês pelo Congresso determina a doação ao SUS de 100% das doses importadas pela iniciativa privada até que os grupos prioritários sejam imunizados. Depois, as empresas devem doar metade para o governo e imunizar seus funcionários gratuitamente com a outra metade.

"A possibilidade de o empresariado poder comprar vacina e poder doar para seus funcionários tiraria as pessoas do SUS. Então, nós temos amigos que também querem comprar a vacina e doar para seus funcionários”, completou Luciano Hang.

Os empresários devem se reunir com os presidentes da Câmara e Senado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp