Coronavírus

Diretor da OMS critica falta de acessos a dados da China sobre origem da Covid e não descarta nenhuma hipótese

José Cruz/Agência Brasil
Nesta terça-feira (30), a organização divulgou oficialmente o relatório da equipe de especialista que investiga a origem da doença  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 30/03/2021, às 16h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, criticou a falta de acesso a dados brutos do governo da China sobre os primeiros casos da Covid-19 registrados em Wuhan, no final de 2019.

Nesta terça-feira (30), a entidade divulgou oficialmente o relatório da equipe de especialista que investiga a origem da doença.

Os pesquisadores que estiveram na visita de campo na cidade chinesa, entre o final de janeiro e o início de fevereiro, ainda não descartaram nenhuma hipótese, segundo a organização.

"No que diz respeito à OMS, todas as hipóteses permanecem em jogo. Este relatório é um começo muito importante, mas não é o fim. Ainda não encontramos a fonte do vírus e devemos continuar seguindo a ciência e não deixar pedra sobre pedra [...] Devemos isso ao mundo para que possamos tomar medidas coletivas para reduzir o risco de que aconteça novamente. Espero que novos estudos colaborativos estejam baseados em compartilhar os dados de uma forma mais ampla e rápida", declarou Tedros.

De acordo com a missão de especialistas, que passou 72 dias em Wuhan, a hipótese mais provável é a de que o vírus tenha sido transmitido de morcegos para um animal intermediário e, deste, para o ser humano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp