Coronavírus

Secretária apresenta plano de reabertura escalonada do comércio em Salvador

Vagner Souza/BNews
Assim como feito em outras cidades, a Prefeitura separou as diferentes fases do plano de acordo com cores  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 05/04/2021, às 13h22   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária de Desenvolvimento Urbano de Salvador, Mila Paes, apresentou o plano de retomada gradual do comércio em entrevista ao Balanço Geral, na tarde desta segunda-feira (6).

Assim como feito em outras cidades, a Prefeitura separou as diferentes fases do plano de acordo com cores, cada um com as restrições específicas para evitar a diseminação da Covid-19.

Nesta semana, Salvador passa a conviver com a fase vermelha do plano, após passar semanas na fase roxa, que é quando funcionam somente os serviços essenciais.

Na fase vermelha, como explica a secretária, parte das atividades volta a funcionar, mas ainda em horários e dias alternados. Futuramente, a expectativa é que a cidade avance para a fase amarela e, por fim, a verde.

Os critérios adotados são os mesmos que, segundo Mila, "nortearam" as tomadas de decisões, que são os relacionados exclusivamente à saúde, como ocupação dos leitos, média móvel de casos o estágio de vacinação da cidade.

"A gente tem a migração de fases a partir de um conjunto de critérios da área de saúde. O plano tem como principal norteador a preservação de vidas [...] por isso tem o percentual de leitos de UTI, média móvel de casos, casos ativos, fator RT e também o avanço das fases de vacinação", explicou a titular da pasta.

A secretária destaca que toda a população precisa contribuir para que Salvador não regrida para fases mais restritas após a flexibilização. Caso contrário, alerta, a Prefeitura não pensará duas vezes em "retroagir".

"Precisa manter os cuidados, tanto da população quanto dos setores econômicos, para que cumpram protocolos, que é fundamental [...] caso isso não aconteça, a gente não vai hesitar em retroagir", avisou.

ESTRATÉGIA

Uma das estratégias da Prefeitura para determinar o horário de funcionamento cada atividade nesta fase vermelha foi adotada em parceria com a Secretaria de Mobilidade.

A ideia foi utilizar o Salvador Card dos trabalhadores para mapear os locais e horários de maior fluxo de cada setor.

"A secretaria desenvolveu um sistema inteligente que vai dar leitura dos dados do Salvador Card, que tem as informações de cada setor econômico que emprega, para gente ter o tempo médio de deslocamento do trabalhador", explica.

Com isso, a Prefeitura pode estabelecer um intervalo de 1h ou 2h, de forma escalonada, para que cada tipo de comércio abra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp