Coronavírus

Leo Prates critica compra de vacinas pelo setor privado: 'perda de tempo'

Arquivo Bnews
Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que permite que empresas comprem os imunizantes   |   Bnews - Divulgação Arquivo Bnews

Publicado em 12/04/2021, às 10h11   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, criticou nesta segunda-feira (12) o debate sobre a autorização para que empresários possam comprar vacinas de Covid-19. Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que permite que empresas comprem os imunizantes para vacinar seus funcionários.

Na avaliação do gestor, o assunto é considerado uma “perda de tempo” já que o problema “não é falta de dinheiro, mas a disponibilidade de doses”. Prates afirmou que esteve em contato com vários laboratórios mundiais solicitando a compra da vacina e que tem enfrentado dificuldade na aquisição. 

“Tem algumas leis que são aprovadas que, ao meu ver, são sem sentido. Estamos vendo o Congresso Nacional fazendo um esforço enorme para a aprovação da compra privada da vacina. Ora, meu Deus, às vezes me pergunto: Salvador tem R$ 20 milhões separados para comprar a vacina de quem estiver disponível, não está faltando dinheiro, o que falta é vacina. O governo federal está fazendo uma busca ativa de compras de vacinas, se gasta uma energia em coisas que, neste momento, não tem eficácia”, disse, durante entrevista ao apresentador José Eduardo, na Rádio Metrópole.

A legislação em vigor no Brasil autoriza a compra das vacinas pelo setor privado, mas com a condição de que todo o estoque seja doado ao Sistema Único de Saúde (SUS) até que a vacinação dos grupos prioritários seja concluída. 

Matérias relacionadas:

Bruno Reis concorda com compra de vacinas por empresas quando imunização atingir 50%

Artistas assinam petição contra projeto que libera compra e aplicação de vacinas por empresas

Butantan entrega 1,5 milhão de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp