Coronavírus

Casos de Covid-19 na região de Irecê triplicam no último mês e governo teme 'descontrole'

Divulgação/Prefeitura de Irecê
A partir desta terça-feira (13), o município e outras 24 cidades próximas terão medidas mais restritivas para frear a contaminação  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Irecê

Publicado em 13/04/2021, às 14h56   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

Os casos do novo coronavírus na região de Irecê, na Bahia, cresceram mais de três vezes no último mês, de acordo com o governo do estado.

A partir desta terça-feira (13), o município e outras 24 cidades próximas terão medidas mais restritivas para frear a contaminação.

Segundo a gestão estadual, entre os dias 3 de março e 12 de abril, a região teve um salto de 391 casos ativos de Covid-19 para mais de 1200.

No mesmo período, houve melhora no índice geral do estado, que caiu de 22 mil para 14 mil. O oeste da Bahia também apresentou crescimento.

"Todo cuidado é pouco. Se hoje é 1200, daqui a uma semana, duas, pode ser 3 mil, 4 mil. É preciso controlar esse crescimento, derrubar essa contaminação. Temos município em que o número é escandaloso. Esse crescimento acende luz amarela muito forte de risco de haver um descontrole na região", declarou o governador Rui Costa (PT), em uma coletiva virtual de imprensa na tarde desta terça-feira (13).

De acordo com o gestor estadual, em reuniões, prefeitos de cidades da região têm relatado dificuldade de fiscalizar aglomerações clandestinas que acontecem em fazendas e sítios em distritos e localidades afastados dos municípios.

Restrições

Com as novas medidas restritivas, nas 25 cidades, a permanência e a circulação em vias, equipamentos, locais e praças públicas ficam proibidos no período das 18h às 5h, até a próxima segunda-feira (19).

Será permitido nos municípios, no horário de restrição, somente o deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que em que fique comprovada a urgência.

Bares e restaurantes devem encerrar o atendimento presencial às 17h. Serviços de entrega em domicílio de alimentação estão liberados até a meia-noite.

A comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, ficará vedada a partir de quinta-feira (15), até as 5h da segunda (19). Os estabelecimento deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas.

As medidas valem para as cidades de América Dourada, Barra, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Buritirama, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares, Tapiramutá, Uibaí e Xique-Xique.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp