Coronavírus

Salvador: Médicos da rede privada devem cadastrar pacientes com comorbidades na lista de vacinação

Dinaldo Silva/BNews
A informação foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis (DEM), em coletiva virtual nesta quarta-feira (14)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 14/04/2021, às 09h57   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Os pacientes da rede privada de saúde com comorbidades que integram a lista que faz parte do plano de imunização, em Salvador, devem ser inseridas no sistema por seus próprios médicos.

O médico ou a sua equipe que trabalha no hospital ou consultório, deve acessar o site disponibilizado pela Prefeitura e entrar com o mesmo login e senha utilizado no portal do Conselho Brasileiro de Medicina (Cremeb).

A informação foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis (DEM), em coletiva virtual nesta quarta-feira (14).

A expectativa é que com a retomada da vacinação nesta semana, Salvador dê inicio a imunização de idosos com 60 anos ou mais e, a partir da próxima segunda-feira, começar a vacinar as pessoas entre 18 e 59 anos com algumas das 22 comorbidades consideradas prioritárias.

Todos os pacientes que fazem qualquer tipo de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já constam no sistema da Prefeitura e serão incluídos na lista.

Na semana passada, a Prefeitura divulgou a relação das doenças que se~rao tratadas como prioridade na fase 3 de imunização em Salvador, que é a capital com maior velocidade de vacinação do Brasil.

O secretário de Saúde do Município, Léo Prates (PDT), explicou o motivo do cadastro ser obrigatoriamente feito pelo médico ou equipe, no lugar de ser realizado pelo próprio paciente.

"O paciente que sabe qual o grau da sua comorbidade? O CID dessa comorbidade? [...] estamos fazendo a deputaração do banco de dados do sistema público, estou falando de pessoas que não estão cadastrados no SUS", explicou Prates, que afirmou que a lista com os pacientes do SUS que poderão se vacinar deve ser divulgada nos "próximos dias".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp