Coronavírus

América do Sul passa por uma explosão no número de casos da Covid-19 e se torna região mais preocupante

Pixabay
A América do Sul se tornou também o local com o maior número proporcional de novas infecções diárias  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 15/04/2021, às 18h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os países da América do Sul enfrentam uma explosão no número de infectados com a Covid-19 no último mês. A diretora-geral da Organização Pan–Americana da Saúde (OPAS), Carissa Etienne, informou que a situação é classificada como a mais preocupante no mundo.

"Em nenhum lugar as infecções são tão preocupantes como na América do Sul", disse a diretora-geral da Opas para a CNN Brasil.  

Segundo a plataforma Our World in Data, a América do Sul se tornou também o local com o maior número proporcional de novas infecções diárias. O continente chegou, no dia 6 de abril, a 256 novas contaminções diárias por milhão de habitantes, ao mesmo tempo que a Europa, até então líder, tinha 250.

Em relação a média móvel de mortes em um período de sete dias, a região também tem os piores números do mundo, No último dia 12, a média móvel de mortes da América do Sul estava perto de alcançar 10 para cada milhão de habitantes, já a da Europa estava abaixo de cinco, sendo que ela é a segunda pior. 

Um número que continua baixo, no entanto, na América do Sul, é a quantidade de pessoas totalmente vacinadas, que está em 3%. A Europa tem cerca de 6% e a América do Norte é líder nesse quesito, com 13% da população imunizada. 

O Chile e Uruguai, que imunizaram, respectivamente, aproximadamente 37% e 22% dos seus cidadãos com uma dose, está alcançando marcas de mortes e novos casos diários nunca antes vistos na região.

O Chile bateu um novo recorde, na sexta-feira (9), de 9 mil novos casos da Covid-19 em apenas um dia. O Uruguai, por sua vez, alcançou pela primeira vez, na segunda-feira (12), o número de 71 óbitos em 24 horas por coronavírus.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp