Coronavírus

Bruno Reis aguarda Bolsonaro sancionar o Orçamento 2021 para receber recursos para combate à pandemia

Vagner Souza/BNews
Até o momento, o funcionamento dos leitos de UTI na capital baiana, essenciais para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus, têm sido custeado pelo próprio município  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 20/04/2021, às 11h13   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Sem receber nenhum recurso proveniente do Governo Federal em 2021 para combater a pandemia de Covid-19, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM) espera que o presidente Jair Bolsonaro sancione a lei de Orçamento deste ano para começarem os repasses.

Até o momento, o funcionamento dos leitos de UTI na capital baiana, essenciais para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus, tem sido custeado pelo próprio município.

Apesar de terem sido habilitados pelo Ministério da Saúde, nenhum centavo chegou aos cofres do município este ano por repasse da União.

"O orçamento deste ano ainda não foi sancionado. Os nossos leitos estão habilitados, eles já reconhecem o valor, mas ainda não fizeram os repasses, aguardando a sanção do orçamento", destacou o prefeito em coleta virtual nesta terça-feira (20).

"A Saúde já reconheceu nossos leitos de UTI e enfermaria, e também de suporte ventilatório, que são fundamentais para manter os leitos abertos. A Prefeitura, com esforço próprio, não tem condições de custear a totalidade desses leitos", completou.

Nesta segunda-feira (19), o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei que libera R$ 9 bi para que a União pague despesas obrigatórias. 

Mesmo com questionamentos acerca da insuficiência do valor aprovado, Bolsonaro agora tem o caminho livre para sancionar a lei do Orçamento 2021. O prazo para a sanção se encerra nesta quinta-feira (22).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp