Coronavírus

Sobe para 12 mil o número de pessoas que não comparecem para tomar segunda dose da vacina contra a Covid

Vagner Souza/BNews
Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 20/04/2021, às 18h24   Redação BNews



Apesar da necessidade de completar o esquema vacinal para ficar efetivamente imunizado, 12 mil idosos e trabalhadores da saúde não compareceram aos pontos de vacinação contra o coronavírus para tomar a segunda dose, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 
Ainda conforme a pasta, a população que receber a vacina da Coronavac deve retornar para a dose de reforço 28 dias depois da administração da primeira. Já a Oxford/Astrazeneca, o indivíduo deve retornar em 90 dias. A informação sobre a data de retorno para aplicação da segunda dose está contida no cartão de vacinação do imunizado. 
Para alertar esse público sobre a importância de finalizar o processo de imunização, equipes da SMS encaminham mensagens de texto para o celular dos faltantes convocando os mesmos para finalizar o ciclo que assegura a imunidade. No portal http://www.saude.salvador.ba.gov.br/vacinacao-covid/ também é possível consultar o dia que cada pessoa deve retornar aos pontos de vacinação.
Pontos de vacinação

A gestão ampliou a disponibilização dos pontos de aplicação da segunda dose, além dos drivers-thru e pontos fixos dispostos também aos finais de semana para o público-alvo, a partir de agora, exclusivamente os idosos podem agendar a ida aos postos selecionados para o serviço através do site ‘Hora Marcada’ (www.vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov.br), acessível de segunda à sexta.  Ao todo, 28 locais estão disponíveis para essa etapa da vacinação. 

O titular da pasta, Leo Prates apela para colaboração dos beneficiados em auxiliar o avanço da proteção dos munícipes contra a doença que vitimou 5,3 mil pessoas na capital baiana em pouco mais de um ano. 

Vale lembrar que o sistema imunológico leva, em média, duas semanas para criar anticorpos neutralizantes, capazes de barrar a entrada do vírus nas células, de acordo com estudos publicados. A resposta pode variar de acordo com faixa etária e outros aspectos individuais do vacinado. Ou seja, mesmo após a segunda dose não significa proteção imediata aos vacinados. A proteção começa, em média, duas semanas após a aplicação da segunda dose.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp