Coronavírus

Anvisa pede ao Supremo que suspenda prazo para resposta sobre importação da Sputnik V

Divulgação
Agência alega que há necessidade de "uma decisão administrativa fundamentada voltada ao melhor interesse público".   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/04/2021, às 18h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o prazo dado pela corte para que órgão se manifeste sobre a importação temporária da vacina Sputnik V seja suspenso até que dados suficientes sobre o imunizante sejam obtidos. 

De acordo com informações do jornal O Globo, a agência alega que há necessidade de "uma decisão administrativa fundamentada voltada ao melhor interesse público". 

O recurso apresentado pela Anvisa pede que essa data seja suspensa até que informações sobre segurança, eficácia e qualidade do imunizante sejam fornecidas pelo laboratório russo Gamaleya. O argumento é de que as informações disponíveis são insuficientes.

Na última semana, o ministro Ricardo Lewandowski deu até o dia 28 de abril - quarta-feira da próxima semana - para que a Anvisa dê seu parecer sobre a importação do imunizante.A determinação foi dada no âmbito de uma ação movida pelo estado do Maranhão para importar e distribuir a vacina russa

Segundo Lewandowski, caso a Anvisa não se manifeste até o dia 28 de abril, o estado está autorizado a fazê-lo. Quando o prazo foi estabelecido, de acordo com a publicação, a Anvisa avaliou que a decisão do ministro mantinha o que já estava previsto em uma lei sancionada no último mês. Agora, contudo, decidiu recorrer.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp